SOLVE: CPT (CICS Programmers Toolkit)
Desenvolvimento de interfaces TCP/IP, usando sockets de CICS
O SOLVE: CPT (CICS Programmers Toolkit) é um produto que simplifica o desenvolvimento de aplicativos TCP/IP sob CICS,, nos ambientes OS/390 e z/OS, utilizando as linguagens COBOL, Assembler, PL/I e C.
Características principais:
1. Os aplicativos podem ser criados rapidamente através da CPT/Tools, que são transações pré-programadas para o envio e a recepção de dados, gravando e lendo filas de TD (Transient Data), ou através da CPT/API, onde o programador controla toda a sequência de atividades.
2. Interface de Administração para monitoração e alterações dinâmicas da configuração, além de coleta de traces em tempo real.
3. Ferramenta SELECT para codificar aplicativos sockets pseudo- conversacionais.
4. Compatibilidade com aplicativos desenvolvidos em CICS Sockets.
Benefícios da Solução Unicenter Solve CPT
1. Determinação de problemas
2. Gerência efetiva do ambiente: visualização on-line das chamadas de API em curso.
3. Ganho de produtividade no desenvolvimento de aplicações.
4. Escalabilidade / Eliminação de pontos de falhas.
5. Possibilidade de uso simultâneo de CICS Sockets e CPT.
Novos aplicativos, que troquem dados com estações da rede, podem ser desenvolvidos sem que seja preciso abandonar o já consagrado ambiente de programação CICS ou aprofundar o conhecimento dos programadores de Cobol, PL/I, Assembler ou C sobre protocolos de rede.
-
Aplicativos TCP/IP podem ser desenvolvidos em curtíssimo prazo através de CPT/Tools, que são transações pré-programadas que permitem a programadores enviar e receber dados, gravando e lendo filas de TD, ou através de CPT/API onde o programador controla toda a sequência de atividades
-
O CPT oferece uma interface de Administração, que permite a modificação dinâmica da configuração, a monitoração das conexões e da utilização do sistema, além da coleta de trace seletivo em tempo real, que pode ser usado no ambiente de produção sem degradação de performance, simplificando o processo de determinação de problemas.
-
Através do CPT/MRO, pode-se combinar todas estas facilidades com um ambiente tolerante a falhas e com balanceamento dinâmico de carga, roteando transações para vários address spaces de CICS.
-
Com o auxílio da ferramenta Select, é possível codificar aplicações CICS sockets pseudo-conversacionais, de modo que sejam ativadas somente quando houver o efetivo recebimento de dados na conexão, permitindo que haja até 2.000 conexões simultâneas em cada CICS.
-
Aplicações previamente desenvolvidas com a interface CICS sockets da IBM podem ser executadas dentro do ambiente do CPT, ganhando em performance e monitoração.
-
O CPT pode ser utilizado tanto com o Unicenter TCPaccess quanto com o TCP/IP da IBM.